Remoção do antibiótico Amoxicilina

Dentre os contaminantes emergentes da água destacam-se os antibióticos, sendo a amoxicilina um dos antibióticos de penicilina mais utilizados no cenário brasileiro. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a eficiência do sistema de tratamento de biorreatores com membranas (MBR) em remover concentrações de amoxicilina presentes em esgoto sanitário. Será feita a caracterização do afluente e o monitoramento dos parâmetros relacionados à eficiência do processo de tratamento (concentração de amoxicilina e formação de subprodutos) utilizando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC/MS), após etapa de extração e pré-concentração do analito de interesse em cartuchos de C18. O processo de tratamento pelo MBR será feita em fluxo contínuo a uma vazão de 1,0 L.h-1. O presente projeto de pesquisa está vinculado ao o projeto “Water Environment Micropollutant Science Initiative: A GCU-UFABC-PUCPR Collaborative to explore emergent pollutants in Brazilian watercourses” conduzido através de uma parceria entre pesquisadores da Glasgow Caledonian University, Universidade Federal do ABC e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. As análises de qualidade do efluente tratado serão realizadas considerando a concentração final do antibiótico amoxicilina, a formação de subprodutos, a avaliação da qualidade da água a partir de testes de toxicidade utilizando a bactéria Vibrio fischeri e o nível de resistência bacteriológica. Como resultado final, espera-se obter uma elevada eficiência de remoção de amoxicilina por MBR e, portanto, uma água residuária tratada de alta qualidade de forma que possa ser avaliada para reúso potável.

Equipe: Profª. Drª. Lúcia Helena Gomes Coelho, Prof. Dr. Eduardo Lucas Subtil e Mestranda Milena Emy Matsubara